quarta-feira, 20 de maio de 2015

Dízimo

 Dízimo


Atualmente, os dízimos cobrados por algumas denominações e seitas religiosas são normalmente voluntários, embora seja prática comum por parte dos líderes religiosos, o ensino de que a sua não observação poderia incorrer em menor favorecimento divino, sendo por isso pagos em dinheiro, cheque ou ações, enquanto historicamente eram pagos na forma de bens, como com produtos agrícolas.
É tido como aceito e até pregado em algumas denominações evangélicas em que alguns países europeus permitiriam com força da lei que algumas instituições religiosas instituam o dízimo como obrigatório, no entanto tal ideia não pode ser de forma alguma comprovada, sendo por isso tida como fruto de uma imaginação geral baseada em supostos sem qualquer tipo de fundamento. Além disso, sabe-se que o dízimo surgiu no Judaísmo, segundo os ensinamentos da Torá.

É a décima parte de algo, normalmente para ajudar organizações religiosas muitas pessoas pagam o dízimo. Já caso da igreja católica a expressão dízimo foi extinta pelo Papa Bento XVI instituindo o seguinte: "cada qual deve contribuir para as necessidades materiais da igreja segundo as próprias possibilidades".



Dízimo e doações. (placa na igreja Matriz São Pedro em Gramado - Brasil)


Nenhum comentário:

Postar um comentário